Lista de oficinas/minicursos/comunicação coordenada
14 DE OUTUBRO DE 2024
8h30 às 11h30
Oficinas
Local: Faculdade de Educação
TÍTULO |
Proponentes |
LOCAL |
|
A CULTURA DO USO DO ÁBACO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTO E PRÁTICA |
- Míriam do Rocio Guadagnini - Elisabeth Cristina de Faria - Karina de Oliveira Castro |
SALA 103 |
|
EDUCANDO EM DIREITOS HUMANOS: estratégias para a sala de aula |
- Lídia da Silva Cruz Ribeiro |
SALA 104 |
|
A UTILIZAÇÃO DA VOZ PARA PROFESSORES: entonação, dicção e tonicidade vocal |
- Geraldo Márcio da Silva |
SALA 105 |
|
GESTOS DE LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: (re)pensando a qualidade de obras literárias destinadas às crianças |
- Ronnan Raimere Cavalcante Mota - Maria auxiliadora Fernandes Justiniano - José Firmino de Oliveira Neto |
SALA 237A |
|
CORPOS DIVERSOS, DESEJOS PLURAIS: a sexualidade das pessoas com deficiência |
- Katiuscia Kelly de Andrade - Valdete Teles Xavier Soares - Michell Pedruzzi Mendes Araújo |
SALA 106 |
|
O JOGO E A BRINCADEIRA NA INFÂNCIA: contribuições da teoria crítica |
Fernanda Antunes Guimarães Fortini Priscilla de Andrade Silva Ximenes |
SALA 107 |
Minicursos
Local: Faculdade de Educação
TÍTULO |
Proponentes |
LOCAL |
|
LITERAR COM A INFÂNCIA: vamos juntos literar? |
SORAYA VIEIRA SANTOS SHEILA DANIELA MEDEIROS DOS SANTOS HUGO VINÍCIUS FERREIRA SILVA |
SALA 108 |
|
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA, AO ASSÉDIO E TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO |
Gabriela Brito de Castro |
SALA 109 |
|
O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO: procedimentos para as pesquisas educacionais |
Ana Raquel Costa Dias Danielly Cardoso da Silva Jaqueline Moura |
SALA 110 |
|
PEDAGOGIA NO CONTEXTO JURÍDICO BRASILEIRO: construções teórico-conceituais de um campo profissional e teórico em emergência |
Cynthia A. de Araújo Bernardes |
SALA 111 |
OFICINAS E MINICURSOS
14 DE OUTUBRO DE 2024
14h às 17h
Oficinas
Local: Faculdade de Educação
TÍTULO |
Autores |
LOCAL |
|
VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
MARCUS VINICIUS MALUF DE ALMEIDA BRENO BARROS DE OLIVEIRA GEOVANNA CAROLINY MARTINS ALVES |
SALA 103 |
|
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E PAISAGENS ALIMENTARES |
VICTORIA MIRANDA DA SILVA COSTA ISABEL MARTINS VILMA PAZ |
SALA 104 |
|
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS: CONHECER, SENTIR E VIVENCIAR |
CECILIA MARIA VIEIRA RACHEL BENTA MESSIAS BASTOS THAIS REGINA DE CARVALHO |
SALA 105 |
|
GENOGRAMA FAMILIAR: construção e utilização em contextos diversos |
Carolina de Campos Borges |
SALA 106 |
|
COLAGEM: experiências estéticas e pedagógicas |
Rita Márcia Magalhães Furtado Jocy Meneses dos Santos Junior |
SALA 107 |
Minicursos
Local: Faculdade de Educação
TÍTULO |
Autores |
LOCAL |
INFÂNCIAS EM TRANSIÇÃO: pontuações para a clínica e a educação |
Leda Mendes Gimbo Júlia Arrighi Caiaffa Mendonça Perillo de Freitas Vanessa Brito |
SALA 108 |
AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMAMENTE DE SAÚDE PROBLEMÃTICAS E SENTIDOS TEÓRICO-POLÍTICOS |
Maria Tereza Fleury Serbeto Lauriana Alexandre Neves de Souza Vieira Marcos Vinicius Alves dos Santos |
SALA 109 |
DESCONSTRUINDO MASCULINIDADES TÓXICAS E PROMOVENDO RELAÇÕES SAUDÁVEIS |
Thiago de Almeida |
SALA 110 |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A INCLUSÃO DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Valdete Teles Xavier Soares Michell Pedruzzi Mendes Araújo |
SALA 111 |